Tradutor

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A teoria do nosso caos

“O bater de asas de uma borboleta no Japão pode provocar uma tempestade em Nova York”.

Esta teoria é conhecida (A teoria do caos), dando título ou essência a muitas outras teorias, livros, filmes e tantos outros.

Mas do que trata esta teoria? Bem, para quem quiser entender melhor, pode começar por este artigo que explica de forma bem didática: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-a-teoria-do-caos. Mas em poucas palavras, diz que tudo está intrinsecamente ligado na vida, nada é isolado, e uma ação inocente ou negligente hoje pode ter resultados gigantescos amanhã. Nada é por acaso, e como diz o personagem “V” no filme “V de vingança” ou “V for vendetta” (título original em inglês), que, diga-se de passagem, excelente filme, “assim como DEUS, não creio em coincidências“, e o homem está tomando consciência disto e procura cada vez mais a harmonia e controle em suas vidas para evitar cometer atos, mesmo que pequenos, que mudarão ou poderão mudar de fato a sua vida ou, quiçá, a vida de uma população inteira de forma negativa ou não planejada.

Logo, devemos nos colocar imersos nesta categoria e lembrarmos que quando fazemos ou deixamos de fazer algo, não é o “Fulano de Tal” que fez ou não fez, é o GCM, o PM, o Policial Civil e etc.. Representamos uma coletividade, cada um de nós representa a corporação, instituição, empresa em que trabalhamos e vivemos e nossas ações como indivíduos pode afetar a todos, ou ainda, a outros no futuro, se houver um futuro.

Sei que muitos odeiam este tipo de exemplo, mas temos que nos basear no que temos, não vou falar na Polícia de New York, não os conheço, não posso citar algo que não tenho conhecimento e firmar base para minhas divagações, portanto vou mais uma vez, citar a Polícia Militar do Estado de São Paulo, sem dúvida, a melhor do Brasil, pelo menos é o que acompanho pelos noticiários, pelos poucos estados em que já estive e em vários outros artigos e reportagens.

Por estes dias, tive a sorte de ver um planejamento salarial desta instituição, onde o salário total hoje de um soldado em início de carreira gira em torno de R$2300,00 e ele irá dobrar gradativamente até o ano de 2015, e não é só para o soldado, para todos os cargos. Planejamento é a palavra. Os Oficiais desta instituição a tem como uma fé, uma religião, uma extensão de suas vidas, e mesmo depois de sua saída, a defende com unhas e dentes, pois têm filhos, irmãos e etc. e pretendem que outras gerações suas façam parte do quadro desta instituição. É quase que uma Irmandade...

Você que está lendo, pode até não concordar com que escrevo, mas os fatos dizem por si...quantos militares você conhece que possuem outros familiares na instituição? E isto é uma constante, logo, eles cuidam para que a instituição tenha uma vida longa, não é um emprego, é o futuro. E cada vez mais eles estão, de forma articulada e bem planejada, garantindo o próprio futuro, se posicionando em todos os setores, e mostrando o que sabem de melhor.

É preocupante? Pode até ser, afinal, uma instituição ter tantas responsabilidades e atribuições...será que consegue fazer tudo de forma bem feita? Não sei, mas se não, deve ter um bom Departamento de Marketing, pois cada vez mais, ganham mais e mais espaço em vários setores. São 21 subprefeitos na capital paulista, fora os outros inúmeros cargos na administração municipal, num levantamento recente dizia-se em torno de 60(sessenta) coronéis reformados no quadro da PMSP, temos um partido militar (http://partidomilitarbrasileiro.ning.com/), o atual secretário de segurança pública (Sr. Antonio Ferreira Pinto) é ex-oficial da PM, o ex-governador Fleury é ex-oficial PM e vários outros parlamentares de diversas esferas em todos os estados e cidades do Brasil são militares ou ex-militares.

Eles são tão bem harmonizados que não vacilam em cortar a própria carne em prol de um bem maior (a instituição).

Mais uma vez pergunto: Preocupante? Mais uma vez respondo: Pode até ser.
Uma coisa temos que admitir, eles sabem planejar, traçar metas, alcançar objetivos e etc..

Creio que quem já leu algum artigo escrito por mim, deve ter percebido que gosto de fazer uso de provérbios populares, e não vai ser diferente desta vez, logo “se não pode com ele, junte-se a ele”, mas neste caso, mudaria o “junte-se a ele” por “aprenda com ele”.

Se quisermos que a nossa instituição tenha um futuro e futuras gerações nossas façam parte deste futuro e se não queremos que nenhum ocorrido ponha em risco a existência dela, devemos pensar no valor de nossas atitudes e o que elas podem gerar.

O simples fato de não fazermos, já é um grande agravante, pois isto pode desencadear outras atitudes idênticas e daqui a pouco, ninguém faz nada e todo mundo reclama.

Bem, e antes que pensem que sou um PM frustrado (aquele que tenta entrar na PM, não consegue e vai ser GCM), explico que não. Participei de um processo seletivo na PM, passei e não tomei posse por não concordar com a filosofia/doutrina adotada. Ainda me é muito estranho um país “democrático de direito” ter uma “Polícia Militar Estadual” responsável pela segurança pública. Tirando o Chile e um outro país da América Latina, nenhum país ocidental capitalista possui este modelo de segurança pública, todos possuem a segurança municipalizada, fato que reforça ainda mais a competência da PM, pois mesmo contra tudo e todos, eles vão muito bem, obrigado. Gosto da GCM e gosto de ser GCM.

Não podemos dominar os acontecimentos externos, mas podemos comandar a nossa vida e ela pode ser determinante para o mundo.

Um fraterno abraço!