Tradutor

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Penso, Logo Existo! - Aposentadoria Especial, benefício ou pena de morte?

E na caminhada vejo que muitas coisas passaram e nem eu sei explicar como. As vezes, mesmo que de forma inconsciente, olho para o CRIADOR e pergunto "Onde estão meus quarenta anos vividos meu PAI?".

Realmente, o provérbio de que a vida é curta e passa rápido é Com  aprovação da emenda a Lei Orgânica que garante aos servidores da Guarda Civil Metropolitana o direito de se aposentar com 30 anos de contribuição, sendo 20 de efetivo na GCM, para homens e 25 de contribuição, sendo 15 de efetivo exercício para mulher, uma nova realidade surge no horizonte.

Muitos esperavam e até lutaram muito por este "Direito", e cá entre nós, nada mais justo, pois a função é operacional em sua essência, e uma mulher que tenha entrado na GCM com 20 anos de idade já não terá condições físicas e psicológicas de agir com a mesma desenvoltura que a função requer quando tiver com seus 45 anos, e para o homem com 50 anos será muito penoso também, isto levando em consideração a preparação da maioria do efetivo que compõe nossas fileiras.

Mas vem a pergunta que muitos nem sequer tomam conhecimento:"Eu estou preparado para me aposentar?".

E com ela, vem uma série de outras perguntas, que todos que pensam em se aposentar devem fazer a si mesmo, responder com sinceridade, sob pena de se condenar ao fracasso total:

- Como anda minha saúde? Ela permite que eu trabalhe mais um pouco? Que eu protele a aposentadoria e com isto venha a me preparar físico, mental e financeiramente melhor?

- O meu rendimento financeiro será o mesmo? Sei que não terei mais o Vale Alimentação, o Auxílio Refeição nem o Vale Transporte, que impacto terá para a minha vida?

- Tenho empréstimos, e eles demorarão a acabar? Será que com a diminuição de minha renda (vide dúvida acima) e pagando empréstimo, terei uma renda digna para continuar com minha vida normalmente?

- faço bico para complementar minha renda, mas para fazer bico preciso do porte de arma, a GCM não dá porte particular para aposentado, como farei então?

- Como ocuparei meu tempo livre (que será muito)? Tenho uma outra ocupação para o tempo e de preferência, que me dê alguma renda?

- como anda a minha parte espiritual? Pois "Quem não sabe rezar, xinga a DEUS", temos que ter uma prática religiosa que não nos deixe cair em desgraça ou nas terras do mau, é necessário para todos nós, a religião (independente qual seja, desde que seja para o bem) é vital ao ser humano;

- tenho problemas de vícios que poderão se agravar com a ociosidade, o que farei? Todos devemos fazer um "mea culpa" e procurar sanar nossas fraquezas, pois a aposentadoria é um fato que chegará a todos, desde que não sejam convocados pelo TODO PODEROSO antes;

- prática de esportes, isto é uma rotina? É necessário? Estudos dizem e comprovam que a prática rotineira de algum esporte, alem de melhorar a resistência, tonificar músculos, retardar o envelhecimento aumenta o metabolismo do ser humano, tornando sua qualidade de vida muito melhor;

- hábitos alimentares, preciso rever isto? Com certeza que sim, pois se chegou a idade de se candidatar a aposentadoria, poderás ser tudo, menos uma criança. Alimentação regular e sadia (muitas frutas, legumes, saladas, evitar gorduras e períodos muito longos sem se alimentar) é uma decisão sábia para toda a vida, mas mais importante ainda para quem quer se aposentar;

- beber muita água, é necessário mesmo? Sim, a ingestão de líquido além de ajudar a limpar as impurezas de nosso sangue, ainda ajudam no metabolismo e na  pele, e importante: é para ingerir água.

- Ler bons livros é necessário? Qual o benefício disto? Bom, além do conhecimento que a leitura traz, pois que lê sabe escrever, tem um raciocínio muito mais rápido, sabe conversar sobre diversos assuntos e está exercitando o cérebro, colocando-o sempre a trabalhar, e ocupa o tempo;

Estas e muitas outras questões devem ser colocadas na mesa, e devem ser respondidas a contento e suas respostas devem ser colocadas em prática o quanto antes, para evitar verdadeiras tragédias depois. Vemos inúmeros casos todos os dias de pessoas que se aposentaram e não estavam preparadas para isto e transformaram algo que esperaram tanto em seu calvário, sua punição...

Se enfiaram em dívidas colossais, vivem doentes, perderam o gosto pela vida e muitas outras coisas não muito boas ocorreram a pessoas que não se prepararam para a tão sonhada aposentadoria.

Portanto, antes de sair correndo para preencher o formulário de Aposentadoria Especial, reflita sobre estas questões, pense com carinho, é sua vida, é o seu futuro e não poderá responsabilizar ninguém pelo fracasso, pois ele será sua opção, ou não. É tudo uma questão de escolha.

Eu, pelas minhas contas, daqui a 5 anos poderei solicitar a minha aposentadoria, já estou planejando, fazendo mais uma faculdade, poderei me aposentar relativamente jovem (com 47 anos) e poderei exercer uma atividade por fora, planejo a conclusão deste curso e mais uma especialização, poderei trabalhar em alguma empresa como "free-lance" ou até mesmo dando aulas.

Meu salário, se tudo der certo, será razoável o suficiente para não passar apertos maiores, fora o que poderei auferir por fora, minha senhora também tem uma renda suficientemente boa para vivermos com relativo conforto, mas nem por isto estou deixando de lado alguns cuidados e preparativos.

Planejo, se ELE permitir, ter uma aposentadoria saudável, confortável e dinâmica.

Então, meus irmãos, pensem com carinho na vida de vocês, nos seu planos, se o que querem é realmente isto e se isto é o melhor ou não!

Fraterno abraço a todos e que o GRANDE CRIADOR sempre os ilumine em suas jornadas.